My Items

I'm a title. ​Click here to edit me.

Planeta Solidário

Planeta Solidário

A série explora os conceitos e práticas que envolvem a o desenvolvimento da Economia Solidária no Brasil, revelando as possibilidades de organização social, política e econômica que ela gera. Quais são as conquistas, os desafios e as dificuldades deste sistema que opera no sentido contrário ao capitalismo? Como se dão estas relações de troca e trabalho que não visam o lucro, não exploram a mão de obra e não funcionam pela competitividade? Será esta a economia do futuro?

Memória Perigosa

Memória Perigosa

Dirigida por Marina Weis e Laura Faerman, a série investiga, em 6 episódios, as violações dos direitos humanos à que dezenas de povos nativos foram submetidos durante o período ditatorial brasileiro, indagando-se também sobre as consequências destes crimes nos dias atuais. O que ocorre no presente com alguma das etnias que tiveram, comprovadamente, seus direitos violados no passado recente? Ou seja, qual o impacto da violência sofrida na comunidade nos dias de hoje? Mais um projeto viabilizado em parceria com o CineBrasilTV!

Sombras Sobre o Continente

Sombras Sobre o Continente

Em 2016 o Brasil sofreu um golpe jurídico-parlamentar-midiático, que tirou a presidenta Dilma Roussef do poder. Mas este não foi um caso isolado na América Latina: entre 2002 e 2016, quatro presidentes latino­americanos democraticamente eleitos foram destituídos de suas funções. Dois deles por golpes militares – Venezuela em 2002 e Honduras em 2009 – e dois deles por processos de impeachment ­– Paraguai em 2012 e Brasil em 2016. Haiti, Bolívia e Equador também viveram processos semelhantes, mas nestes países seus presidentes não chegaram a ser impedidos de continuar seus mandatos. Esta série parte de duas perguntas para investigar a relação entre estes casos: o que os países cujos presidentes afastados tinham em comum? O que o impedimento de seus presidentes teve em comum? Mais um projeto viabilizado em parceria com o CineBrasilTV!

Menino Invisível

Menino Invisível

O filme, dirigido por Coraci Ruiz e Julio Matos, acompanha cinco anos na vida de Jack, um menino transgênero. As filmagens começaram em 2016 e seguem acontecendo. Previsão de estreia para 2021.

Vivência nos Campi: aluno

Vivência nos Campi: aluno

vídeo para web, 2019 https://player.vimeo.com/video/296030245?dnt=1&app_id=122963 Vídeo realizado para a Secretaria de Vivência nos Campi da Unicamp, que tem como objetivo promover um ambiente agradável, seguro e de convívio nos campi da universidade por intermédio de ações preventivas e colaborativas visando a incolumidade das pessoas, do patrimônio e do meio ambiente."

Outros caminhos: turismo eco-cultural na Ilha Grande

Outros caminhos: turismo eco-cultural na Ilha Grande

vídeo para web, 2018 "Outros Caminhos" é um projeto permanente de valor compartilhado que objetiva apresentar a Baia da Ilha Grande pela experiência direta, oferecendo roteiros cuja abordagem pretende unir os sentidos da natureza e os valores das práticas culturais. Mais sobre o projeto (site): A Baia da Ilha Grande (BIG) é lugar de grande beleza natural e é destino turístico conhecido internacionalmente. Suas praias, ilhas, florestas e conjunto arquitetônico compõem uma paisagem de especial encanto. Fazem parte dessa região, os municípios de Angra dos Reis e Paraty, localizados no litoral sul do Estado do Rio de Janeiro, Brasil. Aproximadamente 72% desse território, que é considerado Reserva da Biosfera da Mata Atlântica pela UNESCO, é protegido por unidades de conservação. Nossa proposta é conduzir você por uma vivência pelos mares da BIG, a partir de caminhos novos, capazes de conectá-lo aos significados e valores locais. Pelo trajeto, deparamo-nos com as histórias, os modos de ser e fazer, as cores, os sabores, as texturas desse local especial no planeta. Navegação a vela, circuitos a remo, observação de pássaros, mergulho, pratos saborosos, interação com o cotidiano local serão os elementos básicos do nosso caminho.

Dia do orgulho LGBT

Dia do orgulho LGBT

vídeo para web, 2020 Vídeo realizado em parceria com a UNA LGBT Campinas. Dia do Orgulho LGBT, mas orgulho de que? Entre tantas outras coisas, é também o orgulho de estarmos juntes, de lutarmos juntes, de mostrar ao mundo que o afeto pode sim mudar a realidade! Por isso, a União Nacional LGBT de Campinas, junto com o Quilombo de Maria, fez, nesse último dia 28, essa pequena homenagem a algumes de nosses mais próximes, que brilham e resistem conosco! Uma deliciosa feijoada com todo o axé da nossa querida Dani Gusmão, coordenadora do Quilombo de Maria, chegou em suas casa para lembrar da nossa união e celebrar o nosso orgulho! Afinal, não é a pandemia nem o fascismo que vai tirar o brilho de ser quem nós somos! Lembre-se, se puder, fique em casa. E fora Bolsonaro!

Campanha contra o Marco Temporal

Campanha contra o Marco Temporal

STF decide destino de Terras Indígenas vídeo para web, 2020 Vídeo realizado em parceria com o ISA (instituto Socioambiental) na ocasião do julgamento, no Supremo Tribunal Federal (STF), que decidiria sobre a medida liminar deferida pelo ministro Edson Fachin, em 7 de maio de 2020, que suspendeu o Parecer Normativo 001/2017 da Advocacia-Geral da União (AGU). A tese do “marco temporal” ignora os mais de 500 anos de violência contra os povos indígenas. Um dos períodos recentes mais sombrios se deu durante a ditadura cívico-militar (1964-1985), quando centenas de grupos indígenas foram dizimados por doenças trazidas por agentes do Estado e os sobreviventes, quando houve, foram expulsos de suas terras tradicionais pelos mesmos agentes públicos e funcionários de fazendas, estradas, usinas hidrelétricas, entre outras obras. Confira aqui texto completo.

Limiar

Limiar

Documentário de Coraci Ruiz, 77 min. “Limiar” é um documentário autobiográfico realizado por uma mãe que acompanha a transição de gênero de seu filho adolescente: entre 2016 e 2019 ela o entrevista, captando as diversas fases atravessadas com todos os conflitos, certezas e incertezas que o perpassam numa busca profunda por sua identidade. Ao mesmo tempo a mãe, revelada por detrás da câmera por meio de sua voz que conversa com o filho e por meio de uma narração em primeira pessoa em off, passa ela mesma por um processo de transformação exigido pela situação que a vida lhe apresenta - romper antigos paradigmas próprios de sua geração, enfrentar medos e desmontar preconceitos. SELECIONADO: ROUGH CUT LAB do DOC SP 2019 (tutoria de Cristina Amaral)
SELECIONADO: LAB de Impacto Good Pitch Brasil do DOC SP 2019
SELECIONADO: Rodadas de Negócios do DOC SP 2019 – Prêmio DOC Montevidéu
SELECIONADO: GOOD PITCH BRASIL
SELECIONADO: DOC MONTEVIDÉU FICHA TÉCNICA Direção e Fotografia: Coraci Ruiz Roteiro: Coraci Ruiz e Luiza Fagá Produção Executiva: Julio Matos Montagem: Luiza Fagá Texto da narração: Coraci Ruiz, Luiza Fagá e Julio Matos Trilha Sonora Original: Natália Mallo Desenho de som e mixagem: Guile Martins Consultoria de Roteiro: Cristina Amaral (DOCSP 2019) Coordenação de pesquisa: Gilberto Alexandre Sobrinho Produção de Distribuição de Impacto: Rodrigo Diaz Diaz Coordenação de Pós-produção: Lucas Lazzarini Colorista: Tobias Rezende Assistente de edição: Gui Augusta

TERRITÓRIOS MARGINAIS

TERRITÓRIOS MARGINAIS

Documentário de Julio Matos, 28 min, 2019. A rua é o lugar de tudo que não tem lugar na cidade. Através de uma troca de vídeo-cartas, pessoas em situação de rua em Campinas (SP) e Niterói (RJ) conversam sobre suas histórias de vida e mostram seus desafios cotidianos, em um diálogo atravessado por muitos sentidos. FICHA TÉCNICA Realização: Fiocruz Vídeo
Distribuição: Videosaúde - Distribuidora da Fiocruz Vídeo e Editora Fiocruz Direção e Roteiro: Julio Matos
Direção de Fotografia: Coraci Ruiz
Montagem: Manoela Ziggiatti e Julio Matos
Coordenador de Pesquisa: Sérgio Carvalho
Pesquisa: Cathana Freitas de Oliveira e Luana Marçon
Produção Executiva: Marcinho Zolá
Produção: Bruna Schroeder
Produção de Campo: Bruna Schroeder e Alexandre Machado
Estágio de Produção: Larah Camargo
Assistência de Montagem: Gui Augusta
Edição das Vídeo-Cartas: Lucas Lazarini
Som Direto: Isadora Torres e Alexandre Machado
Trilha Sonora, Desenho de Som e Mixagem: Gui Augusta
Produtor de Finalização: Marcelo Félix
Finalização: Lucas Lazarini
Correção de Cor: Tobias Rezende
Música Final: Banda Mukama (Thiago Carvalho, Carol Baeta e Celso Lima)
Entrevistados:

Redutores de danos
Thiago Carvalho - Campinas (SP)
Phillipe Rocha Silva - Niterói (RJ)

Pessoas em situação de rua - Campinas (SP)
Layla de Oliveira
Danilo Laudino Pereira
Bianca Fricke
Daiana Peres
Luis Marcelo da Rosa
Ronaldo Serra Funal
Rogério Alves Pacheco
Iuri Augusto Siqueira
Juliano Fernando dos Santos
Clovis Alves da Silva Pessoas em situação de rua - Niterói (RJ)
Andréa de Sousa Matheus Gomes
Amanda Santana dos Santos
Cleyton Lucas Gonçalves
José Antônio Pereira da Silva (Baiano)
Renilson da Conceição
Marcos Eduardo Filipe
Matheus Vasconcelos da Silva
Mateus Alexandre de Oliveira dos Santos
Emanuel David Deres Rios de Figueiredo
Rogério Quintanilha
Estefani Mendes da Silva

Parceria:
Coletivo Conexões: Políticas da Subjetividade e Saúde Coletiva (Unicamp) - Orientação: Sérgio Carvalho. Pesquisadores: Cathana Freitas de Oliveira, Luana Marçon, Henrique Sater de Andrade, Jonathas Justino, Thiago Lusvardi, Thais Dias.

Apoio:
Consultório na Rua de Campinas (SP) / Serviço de Saúde Dr. Cândido Ferreira - Coordenação: Alcyone Januzzi
Equipe Consultório na Rua Niterói (RJ) - Coordenação: Alexandre Trino
FIOTEC - Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico em Saúde

da nascente à foz

da nascente à foz

Série para TV – 13 ep. de 26 min

Direção de Hidalgo Romero Da Nascente à Foz é uma road série documental que percorre, da nascente à foz, sete dos mais importantes rios brasileiros. O Brasil é o berço das águas doces do planeta. As duas maiores bacias hidrográficas do mundo estão aqui. Este recurso natural é o mais valioso patrimônio que qualquer nação almejaria ter. O maior bem da terra. Seria razoável pensar que o país que fosse banhado por tão numerosos rios zelasse por eles acima de qualquer outra coisa... Porém, a gestão hídrica dos rios brasileiros é uma catástrofe social e ambiental sem precedentes. Poluição, contaminação química, desmatamento das matas ciliares e uso exclusivo das águas para produção de energia elétrica são apenas alguns dos problemas em torno do tema. Pescadores sendo expulsas de suas terras tradicionais, etnias indígenas marginalizadas e criminalizadas e um avanço avassalador do agronegócio sobre florestas e áreas de preservação ambiental conformam o viés social da questão. Da Nascente à Foz propõe um olhar sócio-ambiental sobre os rios brasieliros e percorre principalmente regiões de conflitos às suas margens. Através de uma linguagem por vezes poética, a série denuncia os graves crimes realizados no Brasil contra seu patrimônio hídrico. Reflete, em tempo, sobre o futuro de nossos rios. FICHA TÉCNICA Direção e Argumento: Hidalgo Romero Roteiro: Hidalgo Romero e Renato Tapajós Pesquisa: Renata Nitta Textos Narração: Hidalgo Romero e Guga Cacilhas Narração: Verônica Fabrini Produção Executiva: Hidalgo Romero, Marcinhò Zola e Julio Matos Produção: Carolina Alberini e Jean Fichefeux Fotografia: Rica Saito, David Reeks, Chico Bahia, Martina Piazza, Mihai Leaha Som Direto: Hidalgo Romero e Rica Saito Roteiro de Montagem e Montagem: Lucas Lazarini, Martina Piazza, Rica Saito Desenho de Som e Mixagem: Olivia Fiusa Colorista: Tobias Rezende Produção de Finalização: Marcelo Félix Coordenação de Finalização: Lucas Lazarini Assistência de Finalização: Guilherme Augusto Assistência de Montagem: Guilherme Augusto, Clara Lazarim e Júlia Fávero Assistência de Produção: Larah Camargo (Estágio) Animação e Arte Gráfica: Alexandre de Maio e Carlos Carneiro Trilha Sonora: João Arruda Coro Música Rio-Mar: Alice Villela, Anabela Leandro, Brisa Vieira e Luciana Bueno Libras: Rafaella Sessenta (Tradutora e Intérprete), Cláudio Ramalho (Assessor Surdo) e Arte Libras Roteiro de Audiodescrição e Locução: Bell Machado (Quesst Consultoria), Emmanuelle Alkmin (Consultoria) Legendagem Descritiva: Guilherme Augusto e Larah Camargo Gravação de Audiodescrição e Libras: Guilherme Augusto

Partilha

Partilha

De Coraci Ruiz e Julio Matos, 13′, 2019. Na vila de Caetanos de Cima, no litoral do Ceará, pescadores aguardam a chegada dos barcos. A noite é de lua cheia e a espera é longa. FICHA TÉCNICA Direção: Coraci Ruiz e Julio Matos
Fotografia: Coraci Ruiz
Roteiro e Montagem: Julio Matos
Produção Executiva: Julio Matos e Marcinho Zolá
Produção: Bruna Schroeder
Coordenação de Pós-produção: Julio Matos
Assistência de Edição: Lucas Lazarini
Colorista: Tobias Rezende
Desenho de som e Mixagem: Guilherme Augusto
Ilustração e Arte Gráfica: Xilomóvel
Estagiária de produção: Larah Camargo Com: Francisco Valyres de Souza