top of page
IMG_5580.png

Renato Tapajós

Renato Tapajós nasceu em Belém do Pará em 1943. Iniciou sua carreira como jornalista e, já em São Paulo, começou a trabalhar com Cinema até se envolver na luta armada contra  o golpe militar de 1964. Em 1969, foi preso pela Operação Bandeirantes, onde foi brutalmente torturado e passou 5 anos no cárcere. Ao sair da prisão, lançou o romance "Em Câmara Lenta" e posteriormente se tornou um importante documentarista político que registrou grandes acontecimentos da luta dos trabalhadores desde a década de 70 até os dias de hoje. 

A Laboratório Cisco vem cuidando da obra do Renato desde 2005, quando participou da restauração do longa "Linha de Montagem". Nos tornamos produtores dos seus filmes mais recentes e temos toda a sua filmografia arquivada com segurança em nosso acervo. 

Hoje temos o orgulho de sermos responsáveis pelo licenciamento das obras e pela cessão de direitos. Temos consciência da riqueza e da potência dos filmes do Renato, por isso cuidamos com carinho do seu trabalho. Conheça a sua filmografia:

vila da barca_still

Vila da Barca

DOC, 10 min, 1964

Documentário sobre uma comunidade que vive sobre palafitas, nas margens do rio Pará, na periferia de Belém do Pará. Um morador fala, com sua linguagem peculiar, sobre a vida dos moradores da Vila da Barca, ressaltando a convivência que eles tem com a lama, que fica exposta quando a maré baixa

Prêmio de Melhor Documentário no Festival de Leipzig (Alemanha, 1968)

Universidade em crise

DOC, 19 min, 1966

Documentário que registra o inicio do movimento estudantil na Faculdade de Filosofia da USP em 1965, a resposta violenta da repressão da ditadura e o crescimento das greves e manifestações dos estudantes. O filme busca entender como a radicalização estudantil foi uma resposta a intenção do governo de transformar o modelo de ensino no país, embora, naquele momento, a capacidade de luta dos estudantes ainda fosse débil.

Screen Shot 2023-01-24 at 10.37.47.png

Um Por Cento

DOC, 19 min, 1967

Essa é a descrição do seu projeto. Faça um resumo para que os visitantes entendam o contexto do seu trabalho. Clique em editar texto ou clique 2 vezes na caixa de texto para começar.

Documentário que aborda a questão dos “excedentes” no exame vestibular das faculdades da USP na década de 1960. Excedentes eram os alunos que, embora aprovados no exame vestibular, não conseguiam vaga nos cursos que haviam escolhido, não podendo, portanto, ser matriculados. Em 1967 os “excedentes” da Faculdade de Filosofia da USP iniciaram uma luta para serem matriculados e receberam apoio dos demais estudantes, que entraram em greve e realizaram manifestações, denunciando o sistema educacional do país e exigindo reformas.

Fim de Semana

DOC, 11 min, 1976

Documentário de média-metragem sobre autoconstrução e construção em mutirão na periferia de São Paulo. O salário não dá. O operário é obrigado a construir sua  própria casa, nos fins de semana, com sua força de trabalho e a ajuda de parentes e amigos. O trabalho assim despendido vai se somar à exploração à qual ele é submetido, aumentar a mais valia que lhe é extraída. E dessa forma ele constrói sua casa, seu bairro e expande a cidade.

Prêmio de melhor filme na V Jornada Brasileira do curta-metragem, Salvador, Bahia (1976).

Acidente de Trabalho

DOC, 22 min, 1977

Documentário de curta metragem realizado para o Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo e Diadema, mostrando a questão dos acidentes de trabalho sob o ponto de vista dos operários.  

Premio de Melhor filme de Pesquisa Social na VI Jornada Brasileira de Curta Metragem, Salvador, Bahia (1977)

Um caso Comum

DOC, 21 min, 1978

Documentário de curta metragem (com algumas inserções ficcionais) sobre as condições de saúde da população operária da zona leste de São Paulo, produzido para a Pastoral de Saúde da Zona Leste II. Centrado num casal que tem uma filha pequena, o filme mostra como as péssimas condições de moradia e saneamento, bem como os baixos salários, contribuem para a propagação de doenças, sem que haja uma infraestrutura adequada de atendimento médico.

bottom of page