
Sombras Sobre o Continente
SINOPSE
Em 2012, o presidente do Paraguai, Fernando Lugo, sofre um impeachment relâmpago em apenas 3 dias. Em 2016, a presidenta do Brasil, Dilma Roussef, é destituída do mais alto cargo do executivo brasileiro por um processo parlamentar e jurídico complexo e controverso. Entre 2007 e 2015, a presidenta da argentina, Cristina Kirschner, é constantemente ameaçada midiaticamente e juridicamente por seus inimigos políticos, tornando a Argentina um território de conflitos sociais intensos.
Quais as possíveis conexões entre estes eventos?
"Sombras Sobre o Continente" conta a histórias recente dos três países sulamericanos e reflete sobre novas formas de autoritarismo na América Latina no século XXI à luz de debate democrático e do Lawfare.
O projeto conta com entrevistas exclusivas dos personagens centrais destas tramas, tais como Dilma Rousseff, Fernando Lugo, o ex-presidente da Colômbia, Ernesto Samper, o ex presidente da Bolívia, Evo Morales, entre outros parlamentares e juristas brasileiros, argentinos e paraguaios.
A série tem como apresentador Pedro Serrano, renomado advogado brasileiro, que nos apresenta o conceito de autoritarismo numa perspectiva global e conjuntural.
Episódio 1 - Autoritarismo Líquido
No episódio de abertura da série, o jurista Pedro Serrano apresenta o conceito de autoritarismo líquido, de processos penais de exceção e Lawfare. Através de casos recentes da história latino americana, como o impeachment de Fernando Lugo, no Paraguai, de Dilma Rousseff no Brasil, da perseguição midiática e jurídica vivida por Cristina Kirchner na Argentina, do exílio de Evo Morales, na Bolívia e de Rafael Correa no Equador, Pedro Serrano problematiza a democracia na América Latina no século XXI e as estratégias jurídicas e midiáticas de seus opositores que caracterizam formas autoritárias de disputa política.
Episódio 2 - Processos Penais de Exceção - Argentina
No segundo episódio da série mergulhamos na forma com que os meios de comunicação na Argentina bombardearam a imagem da então presidenta Cristina Kirchner, com acusações sem provas, perseguição jurídica e midiáticas, levando à prisão de membros de seu governo. Tivemos acesso à advogada de Cristina Kirchner, Graciana Peñafort, ao parlamentar Eduardo Valdés, além de outros juristas argentinos que nos contam da fragilidade dos processos penais pelos quais a presidenta passou.
Episódio 3 - Tecnologias de Exceção - Argentina
Ainda na Argentina, o terceiro episódio da série se debruça sobre um dos casos mais emblemáticos da história política recente Argentina: o caso dos Cadernos da Corrupção. Estes cadernos supostamente continham informações sobre a compra de parlamentares e empresários argentinos, em um esquema comandado por Cristina Kirchner. Através desse caso Pedro Serrano debate como foram desenvolvidas tecnologias jurídicas dentro da democracia, que criam exceções à constituição para a perseguição de figuras políticas.
Episódio 4 - Impeachment Constitucional - Paraguai
Fernando Lugo venceu em 2008 as eleições presidenciais no Paraguai, quebrando a hegemonia de 61 anos do Partido Colorado. Com um programa político considerado de centro-esquerda, conquistou a confiança do povo paraguaio através da ênfase dada a pautas negligenciadas por governos anteriores. Em 21 de junho de 2012, a Câmara dos Deputados do Paraguai, formalizou perante o Senado acusação contra o presidente Fernando Lugo por mal desempenho das funções e por crimes cometidos no exercício do cargo. Em apenas 3 dias, Fernando Lugo sofreu impeachment. O quarto episódio dessa série mergulha profundamente nesse caso, com depoimentos do próprio Fernando Lugo e parlamentares paraguaios.
Episódio 5 - Golpe em Três Atos - Brasil
Desde as “Jornadas de junho de 2013”, aumentaram as críticas ao governo de Dilma Rousseff e ao PT. Durante as eleições de 2014, se acirraram as tensões entre os campos políticos do país. Logo após a reeleição de Dilma, a ideia de impeachment já estava no ar. Ao longo de 2015, fortaleceu-se a base de oposição ao governo e os movimentos que criticavam a presidenta e pediam sua saída do governo. Com um julgamento explicitamente político, Dilma sofreu impeachment em 2016, detonando uma crise sem precedentes no país e expondo o uso político de instrumentos e instituições jurídicas.
Com entrevistas exclusivas com Dilma Rousseff, José Eduardo Cardozo, Gleen Greenwald, João Vacari Neto e Carol Proner, o quinto episódio desta série se debruça sobre o impeachment da Presidenta Dilma Rousseff e revela as entranhas dos processos penais de exceção.
Episódio 6 - A Ascensão da Extrema direita - Brasil
Apesar do Impedimento de Dilma Roussef, o Partido dos Trabalhadores ainda possuía grandes chances nas eleições presidenciais de 2018. Lula, mesmo após intensa campanha difamatória seguia sendo o candidato com maior intenção de votos nas pesquisas. Mas através de um processo extremamente rápido, com graves arbitrariedades jurídicas, Lula é condenado e preso. Sua prisão desestabiliza o processo eleitoral em curso e leva ao poder Jair Bolsonaro. O juiz do caso, Sérgio Moro, é escolhido como ministro da justiça. A parcialidade do juiz é logo revelada por mensagens entre ele e os procuradores do Ministério Público.
O último episódio dessa série relaciona o caso brasileiro à ascensão da extrema direita em outros países latino americanos e escancara as entranhas do autoritarismo líquido.
TRAILER
FICHA TÉCNICA
DIREÇÃO GERAL
Renato Tapajós
Hidalgo Romero
Julio Matos
APRESENTAÇÃO
Pedro Serrano
PRODUÇÃO
Coraci Ruiz
Hidalgo Romero
Julio Matos
ARGUMENTO
Renato Tapajós
ROTEIRO
Hidalgo Romero
Lucas Lazarini
PRODUÇÃO EXECUTIVA
Julio Matos
Marcelo Félix
Marcinhò Zola
DIREÇÃO DE PRODUÇÃO e PRÉ-PRODUÇÃO
Julio Matos
DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA
Coraci Ruiz
Julio Matos
IMAGENS AÉREAS
Hidalgo Romero
SOM DIRETO
Julio Matos
MONTAGEM
Lucas Lazarini
Luiza Fagá
TRILHA SONORA ORIGINAL
João Arruda
PRODUÇÃO DE BASE
Marcelo Félix
Jean Fichefeux
Bárbara Sodré
PRODUÇÃO LOCAL
Nico Schneider
José Bogado
PESQUISA
Leticia Gregorio Canelas
CONSULTORIA
Pedro Serrano
CONTROLLER
Marcinhò Zola
Marcelo Félix
ASSISTENTE DE CONTROLLER
Bárbara Sodré
ARTE GRÁFICA E MOTION DESIGN
Lokomotiv Studio
ASSISTÊNCIA DE MONTAGEM
Lucas Reitano
EDIÇÃO DE SOM E MIXAGEM
Augusta Gui
COLORISTA
Tobias Rezende
PRODUÇÃO DE FINALIZAÇÃO E ASSISTÊNCIA DE PRODUÇÃO EXECUTIVA
Bárbara Sodré
COORDENAÇÃO DE PÓS-PRODUÇÃO
Lucas Lazarini
Julio Matos
PESQUISA DE MATERIAL DE ARQUIVO
Lucas Lazarini
Bárbara Sodré
Marcelo Félix
FINALIZAÇÃO
Lucas Lazarini
ESTÁGIO DE PÓS-PRODUÇÃO
Ana Lígia Rodrigues
João Gabriel S. Luiz
ESTÁGIO DE PRODUÇÃO
Maria Palazzin
Vivian Cabral
TRADUÇÃO E INTERPRETAÇÃO DE LIBRAS
Rafaella Sessenta
ROTEIRO DE AUDIODESCRIÇÃO E LOCUÇÃO
Bell Machado
(Roteiro de audiodescrição e narração)
Felipe Mianes (consultor)
LEGENDAGEM E LEGENDAGEM DESCRITIVA e GRAVAÇÃO DE AUDIODESCRIÇÃO E LIBRAS
Augusta Gui
TRANSCRIÇÃO
Larissa Mendes
Augusta Gui
Bárbara Sodré