1/6
na volta do mundo_cartaz_PT.png

Na Volta do Mundo é um curta metragem poético e performático sobre a cosmovisão de um indígena Kariri-Xocó, mestre de canto e liderança política.
Para este povo, a maraca, um pequeno instrumento percussivo de forma circular, é o próprio mundo em miniatura e as sementes que ressoam em seu interior, as diversas formas de vida que nele habitam.
Quando o mundo precisa de equilíbrio, os Mestres de Canto tocam a maraca, organizando o planeta.
O personagem principal desse filme vai desde sua terra natal até um grande centro urbano em São Paulo. Nesta jornada, ele precisa da força de seus ancestrais para manter firme sua base espiritual e sua convicção em um novo mundo, sem violência e justo para todos.
Para isso, ele toca a maraca.


 

 

 

 

produção

 

Na Volta do Mundo

Alice Villela e Hidalgo Romero, 15 min, 2022.

 

diretores

diretores.jpg

Alice Villela é antropóloga visual com doutorado em Antropologia Social e mestrado em Artes. Realizou pesquisa junto aos Asuriní do Xingu (PA) investigando temas como a performance no ritual indígena, noções de imagem, fotografia, audiovisual e produção de imagens. Realizou estágio de pesquisa na Universidade Paris X de Nanterre, Paris, França entre 2013 e 2014. Dirigiu com Hidalgo Romero os filmes Acontecências (2009) e A Briga do Cachorro com a Onça (2013).   

 

Atualmente realiza pesquisa de Pós Doutorado junto ao Laboratório de Imagem e Antropologia da USP investigando as relações entre audiovisual, música e localidade na série “Taquaras, Tambores e Violas” do Laboratório Cisco.

Hidalgo Romero é formado em Arquitetura e Urbanismo, é mestre em Multimeios e  cursou a oficina de roteiro de cinema na Escola Internacional de Cine e TV de Cuba. É membro da produtora  Laboratório Cisco desde 2006 onde atua como produtor, diretor e roteirista.

Produziu mais de 5 documentários de longas metragens exibidos e premiados em todo o mundo (www.laboratoriocisco.org), além de diversas séries televisivas.

Como diretor destacam-se os filmes Acontecências (com participação nos festivais 22º  IDFA e no 10º É Tudo Verdade, com menção honrosa na 37ª Jornada da Bahia) e A Briga do Cachorro com a Onça (Festival MIMO e 10º IN-Edit Brasil) e as séries Taquaras Tambores e Violas, Da Nascente à Foz e Sombras sobre o Continente.

Trabalha com temas relacionados ao meio ambiente, direitos humanos, música tradicional e movimentos sociais.

Cultiva mudas de árvores nativas da Mata Atlântica no quintal de sua casa e é apaixonado por botânica.

Atualmente dedica-se à direção do longa “Retomada”, em fase de pré-produção, que participou de importantes laboratórios de desenvolvimento de projetos, como BrLab, Brasil CineMundi e o programa Ibermedia.

 

ficha técnica

 

​Direção e Roteiro

Alice Villela e Hidalgo Romero
 

Preparação de elenco e consultoria criativa

Ana Cristina Colla
 

Direção de Fotografia

Coraci Ruiz
 

Montagem

Luiza Fagá
 

Som Direto e Imagens Adicionais

Julio Matos
 

Imagens Aéreas

Hidalgo Romero
 

Produzido por

Coraci Ruiz, Hidalgo Romero e Julio Matos
 

Produção Executiva

Hidalgo Romero e Marcelo Félix
 

Produção de Base

Bárbara Sodré
 

Controller

Marcelo Félix
 

Assistente de Produção Executiva

Bárbara Sodré
 

Assistente de Edição

Anderson Rodrigo dos Santos
 

Coordenador de Pós

Lucas Lazarini e Julio Matos
 

Colorista

Tobias Rezende
 

Desenho de Som e Mixagem

Augusta Gui
 

Efeitos visuais e Finalização

Lucas Lazarini
 

Trilha Sonora

Pawanã Crody Kariri-Xocó
 

Ilustração

Noah Silveira
 

Estagiária de pós-produção

Ana Lígia Rodrigues
 

Estagiárias de produção

Maria Palazzin e Vivian Cabral